Rinite Alérgica

Passeio ao zoológico de São Paulo
27 de junho de 2018
Páscoa no CRJ!!!!
27 de junho de 2018
Exibir tudo

Rinite Alérgica

Com a chegada do inverno, a Rinite Alérgica (RA) torna-se uma patologia mais freqüente entre as pessoas. A alergia, também chamada de reação de hipersensibilidade, é uma resposta exacerbada do sistema de defesa…

Fisioterapia (ortopédica/neurologia e respiratória)

A Reabilitação Física é realizada por meio da fisioterapia composta por 7 profissionais. Os pacientes com patologias reumatológicas (artrite-reumatóide, artrose, espondilite, e entre outras); traumato-ortopédica (fraturas diversas e lesões por esforço repetitivo); pacientes geriátricos; oncológicos, vítimas de queimaduras, e com patologias neurológicas (acidente vascular cerebral, traumatismo raquimedular e encefálico) recebem atendimento e avaliação individual.

A equipe especializada tem por objetivo desenvolver ao máximo a independência do portador de deficiência física, orientando também seus parentes e familiares.

A instituição também possui o serviço de fisioterapia respiratória, o qual atende pacientes com distúrbios respiratórios, necessidades de assistências pré e pós-operatória, portadores de afecções, restrições pulmonares devido a alterações posturais, neuropatias que comprometem o sistema respiratório e portadores de doenças obstrutivas ou restritivas que necessitam de atendimento fisioterápico ambulatorial.

Rinite Alérgica

Com a chegada do inverno, a Rinite Alérgica (RA) torna-se uma patologia mais freqüente entre as pessoas.

A alergia, também chamada de reação de hipersensibilidade, é uma resposta exacerbada do sistema de defesa. Quando o organismo é exposto a uma determinada substância estranha, como por exemplo: os ácaros encontrados em poeira (dentro do próprio domicílio), fezes de baratas, mofo, pêlos de animais domésticos, fumaça de cigarro, pólen e esporos de fungos além de certos alimentos, medicamentos e produtos químicos.

A RA é um problema de saúde que afeta de 5 – 30% da população mundial.

Embora usualmente não seja uma doença grave, exerce uma carga social elevada 3 – 5 milhões de pessoas faltam ao trabalho e escolas, com redução no seu desempenho das atividades de vida diárias, apresentando dificuldade no sono e podendo apresentar alterações dietéticas e em alguns casos infecções virais e bacterianas.

A RA não é contagiosa, onde na maioria dos casos os pais podem transmitir para os filhos através de seus genes com suas características familiares, neste caso pais e filhos muitas vezes podem apresentar sintomas semelhantes.

Os Sintomas mais freqüentes da RA incluem:

* Espirros constantes;
* Coriza (sensação de nariz congestionado);
* Cabeça pesada;
* Coceira nos olhos, no nariz, no céu da boca e na garganta;

Uma das formas mais importantes de combate às crises de rinite é a PREVENÇÃO

* Manter os ambientes limpos;
* Remover tapetes, carpetes e bichos de pelúcia;
* Usar pano úmido em casa para limpar chão e paredes;
* Deixar os ambientes ventilados;
* Proteger travesseiros e colchões com capas impermeáveis;
* Evitar odores fortes, como perfume, cigarro, produtos de limpeza, tinta e inseticida;
* Lavar roupas de cama freqüentemente.

O tratamento da RA, pode ser feito por medicamentos: de uso oral, intra muscular (injeções) ou por inalação e o tratamento com a Fisioterapia Respiratória, sendo que os pacientes mais graves pode ser indicado o processo cirúrgico.

Esses tratamentos são indicados por avaliação médica, (O uso de medicamentos sem orientação médica pode ser prejudicial à saúde).

A Fisioterapia Respiratória, contribui com realização da manobra de higiene brônquica ( descongestionamento das vias aéreas) e a manobra de reexpansão pulmonar (melhorar a capacidade respiratória), bem como a orientação sobre o ambiente e a qualidade de vida para o paciente portador da RA.

O que o paciente com RA pode e deve realizar em domicílio?

* Higiene das vias respiratórias com soro fisiológico (1ml de soro em cada narina) de 3 a 6 vezes ao dia dependendo da crise;
* Inalação com o uso de inaladores 3 vezes ao dia com 5 ml de soro fisiológico (o uso de medicamentos broncodilatadores somente é indicado pelo médico);
* Inalação com o vapor de água (Ferva 1 litro de água, podendo acrescentar folhas de eucalipto). Despeje em uma bacia e coloque esta bacia próximo do rosto com uma toalha sobre a cabeça, permanecendo até conter o vapor;
* O vapor do chuveiro também é um forte aliado contra a RA;
* Além da prevenção.

ONDE O CONTROLE AMBIENTAL É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO.

Dra. Luciane Miccheletti
Fisioterapeuta Responsável pelo
Setor da Respiratória
CREFITO: 68211

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *