Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto estudar as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição).

 

No Centro de Reabilitação Jundiaí o enfoque do atendimento fonoaudiológico visa avaliação, diagnóstico, orientação e tratamento dos seguintes transtornos fonoaudiológicos:


– Disfagia

A disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição. Pode ser causada por alterações neurológicas como o acidente vascular encefálico (AVE), doença de Parkinson e outras doenças neurológicas e/ou neuromusculares

O tratamento para a disfagia pode abranger exercícios e/ou alteração de consistência e modo de oferta dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão (broncoaspiração). O principal propósito de diagnosticar e intervir na disfagia é evitar complicação como: desidratação, infecções pulmonares e subnutrição;

– Voz

Avaliação de disfonias causadas por paralisia de pregas vocais e em casos de redução de loudness (volume) vocal.

A terapia engloba exercícios para melhora da emissão vocal.

– Afasia

Pode ocorrer após uma lesão ou um acidente vascular encefálico (AVE), ou desenvolver-se lentamente, devido a um tumor em crescimento no cérebro ou a uma doença.

A afasia afeta a capacidade da pessoa de se expressar e de entender a linguagem escrita e falada.

A terapia tem enfoque em manter uma comunicação funcional ao paciente e orientar os familiares.

Disartria

A disartria é um distúrbio de fala, resultante de alterações no controle muscular dos mecanismos envolvidos em sua produção, originado por uma lesão do Sistema Nervoso Central ou Periférico que acarreta em alterações na emissão oral, devido a uma paralisia, fraqueza ou falta de coordenação dos músculos da fala.

A terapia tem enfoque em exercícios para melhora da inteligibilidade de fala.


Bárbara Colcerniani
Fonoaudióloga
CRFa 218614